quarta-feira, novembro 08, 2006

O meu melhor mergulho!!!

10 da manhã , Sesimbra , frio muito frio , dia limpo , estavamos em Janeiro de 2004.
Começamos por afinar a estrategia e depois de um briffing do mestre Mafra , lá fomos direitos aos nossos carros e em conjunto com os nosso binomios , começamos por fazer toda a verificação de segurança , aqui fica a lista:
Barbatanas
Boia de patamar
Cinto de lastro
Mascara e snorkel
Colete
Fato
Computador de mergulho
Bussula
Navalha
Garrafa de mergulho cheia a 200 bar
Reguladores , e octopus

Material tudo o.k , tempo de mergulho previsto 1 hora não mais , pois o tempo de patamar e subida já vai ser algo grande.O pessoal equipa-se e começa por acartar todo o material para a traineira , a borbo o mestre Zé e o seu ajudante , material a borbo ,garrafas deitadas , tudo preparado , a azafama do custume , o pessoal semi-equipado já de fato vestido , o frio até cortava valia os barretes e os casacos vestidos por cima do fato.
Destino cabo Espichel , local de mergulho destroços do River Gurara 26 metros em baixa-mar , já lá tinha ido 2 vezes , e fiquei pensativo , pois da ultima vez que tinha ido a visiblidade era de um metro se tanto.O Mafra pergunta , Camarão que cara é essa , eu disse , é que da....ao que ele me interrompe e diz , desta vez amigo a responsablidade é minha se não gostarem eu assumo.E assim lá fomos uma hora de viagem , a borbo contava-se historias de mergulhos , falava-se de futebol ou apenas aquelas piadas de quem está nervoso cada vez que vai a água.
chegamos ao cabo avisa o mestre , começa a procurar com a sonda o River Gurara , o frio continuava a cortas as orelhas ao pessoal .

River gurara encontrado , ancora ao fundo e ancora-se o barco , tá preso diz o mestre , de emidiato o pessoal começa por se equipar , sentados na borda do barco , os mais inexprientes , começam a ser ajudados pelos mais experientes , eu e o meu binomio começamos por nós equipar , feitas as verificações tecnicas , tais como se todo o material está comnosco , garrafa com o regulador aberto , presilhas fechadas , colete bem colocado , cinto preso , é dado o o.k , e lá nós deixamos cair agarrados a mascara e ao regulador , e de costas para aquele azul.
Quando cai a água de emidiato a primeira situação é avisar quem está a bordo , com um sinal fechando o dedo polegar com o indicador , em forma de O , quer dizer que está tudo bem.

Olho para baixo e amigos o que vi é inesquecivél , o River Gurara estava visivel da superficie , amigos são 26 metros até lá baixo , e foi uma situação que nunca me tinha acontecido , e posso dizer que tenho talvez 10 ou mais mergulhos naquele local.Fomos presenteados com o dia mais frio que apanhei no mergulho ,mas o mais belo mergulho em portugal que eu fiz , é indescritivel , e quem gosta , sabe o que estou a falar.

Andamos até o ar acabar , olhava para os meus companheiros e andava tudo em grande esforço de poupança de ar , eu tambêm queria disfrutar aquele barco afundado , eu e o meu companheiro entramos na ponte do navio, pois nunca tinha tido o previlegio de mergulhar cá em Portugal com água assim e queriamos aproveitar tudo , como se de uma brincadeira se tratasse , olhamos para as nossas consolas , e o ar estava a chegar ao tempo limite , e ainda tinhamos a subida e os patamares de segurança , foram 50 minutos de alegria pura.Agora tinhamos a subida muito devagar , tinhamos ali a mão o cabo da ancora , e lá subimos fizemos 3 patamares , aos 9 , aos 6 , e paramos por fim 5 minutos aos 3 metros , mais por uma questão de segurança.
Quando entramos no barco estava tudo sem palavras , pois ainda estavamos a digerir aquele excelente mergulho.
Foi lindo , e aquele silencio , não tem explicação...

2 Comments:

At 1:44 da tarde, Blogger JoanaM said...

Uau! que descrição!
nunca tive grande vontade de fazer mergulho, não sei, deve ser uma coisa meio psicológica por ter asma e achar que me vai faltar o ar por causa da máscara, ou de não me conseguir coordenar... enfim!
de qualquer forma, nota-se bem a emoção com que falas do mergulho e é... de fazer inveja!

beijos

 
At 9:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É lindo e, aquele silêncio, não tem explicação... entendemo-nos perfeitamente!

 

Enviar um comentário

<< Home