quinta-feira, novembro 09, 2006

Palavras de um palhaço.

Os Palhaços não mudam o mundo
Tem muita gente (começo a imaginar) - que sonha com um mundo melhor.E estou a falar de agora, já, não dos anos 60. Mas imagine...Imagine aqueles tempos de profunda mobilização popular, 60s, 70s...Imagine um lugar - onde se pode viver, andando e olhando - em que existe algo realmente crescendo e tomando forma, acontecendo...Devia ser assim naqueles tempos, aqueles sonhos todos de um mundo melhor e que maravilha que ia ser!

Foi só um sonho que acabou? O que se queria era grande demais? Faltou energia ou o contra-golpe foi mais poderoso? Não sei. Eu acho que cresci num tipo de bolha, alheio a todas essas coisas, pouco me importando com sonhos desse tipo contanto que eu pudesse "ser livre pra fazer o que eu quissesse".Fico a imaginar o nível de bolha que se formou no jovem de hoje...Eu que nunca ouvi falar de Revolução alguma, exceto daquela que circundava um ponto sem eixo de minha adolescencia e que me chamava a me mover sem saber ao que ou pra que, também sonho, não com Revolução (seria tão bom no entanto), mas meu sonho é com um mundo melhor, não posso me contentar com isso que está aí hoje.
Quando eu era jovem, eu pensava que com a arte seria possível mudar o mundo.Eu procurava constantemente um espetáculo que pudesse despertar no coração do público uma esperança.Eu queria mostrar uma maneira diferente de viver, com mais amizade, criatividade, sem a obrigação de perseguir o dinheiro e o poder. Ilusão fútil que eu nunca consegui alcançar. Não só a revolução não chegou, como as pessoas se tornaram cada vez mais loucas e materialistas.Quando eu me dei conta disto eu vivi momentos difíceis pensando, pensando inclusive que minha vida era um fracasso e que todo esforço era inútil.
Mas um dia eu tive uma revelação: se não se pode mudar o mundo, pelo menos é possível mudar a si mesmo, encontrar algo em seu coração, um desejo, uma necessidade e entregar-se totalmente a ele, sem olhar para trás. Isso não é para a sociedade ou para os outros, não, é para você mesmo.Por certo eu não mudava o mundo, mas os palhaços nunca mudaram o mundo, passam o tempo tentando sem nunca conseguir, por isso são palhaços.Os palhaços gostam do fracasso e das ações ineficazes, são perdedores alegres e isto é a verdadeira força que têm, nunca se cansam de perder. Desfrutam de cada fracasso e voltam em seguida a fracassar de novo, diluindo assim as certezas das pessoas sérias e que nunca duvidam.Então, esse sangue que pareço ter na minha cabeça, esse sangue que tenho sobre a minha camisa, esse sangue que tenho no meu coração, esse sangue que está todo em mim é tão patético e inútil em seu simbolismo porque é sangue de um palhaço. Um sangue que não vem de uma grande luta ou em nome de uma causa heróica. É sangue de brincadeira, ao mesmo tempo verdadeiro e pouco importante.

Palavras de um Palhaço anonimo

2 Comments:

At 4:43 da tarde, Blogger Unknown said...

Nada acontece por acaso e a nossa conversa recente (eu, tu e o chungi), sobre o nariz de palhaço até tinha a sua razão de ser!

Vou comprar o meu! Queres um para ti?

Abs/bjs e Boas Ondas
70s

 
At 9:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Foste tu que escreves-te isto mano Opae?! Irra...
É o que eu digo, tu e o mano Alex teêm o dom da escrita.
Cada vez mais tenho saudades do nosso circo. Nem que seja ao f.d.s..
Meus manos palhaços, secalhar do mano mais ausente de momento, aqui vão algumas palavras em forma de qiestão: "Conto convosco para a minha actuação com o nariz um pouco a faltar-lhe a tinta este domingo no BUG?!"
Espero-vos na pista central(L.Up)a ti tb mano Opae.A pista pequena já não te serve. Buga para as BIG Waves.LOL(se houvesse).

Abraços Mano Opae.Mano com M grande porque evidentemente és o maior de nós todos.

 

Enviar um comentário

<< Home