quinta-feira, dezembro 14, 2006

Adeus amigo Rafael.(amigo virtual)

Estes ultimos dias , em termos de trabalho têm sido atipicos , e tenho tido algum tempo disponivel , e tenho andado na net a navegar nessa nova onda em busca de sites que tivessem alguma coisa a ver comigo e com a minha forma de estar.
Depois de muita busca nada encontrei , mas ao contrario do que espera muitos sites de encontros e busca/procura de amigos.
Bem teria muito que falar sobre este tema , mas apenas vou tecer dois ou três comentarios , permitam-me dizer uma coisa , hoje a net é sem duvida uma ferramenta geral , dá para tudo , e quando digo tudo é tudo mesmo , ali se consegue , comprar , vender , procurar , encontrar , sexo virtual , tudo mesmo , tirar até a maior duvida , mas quero aqui falar de sites de encontros e amizades.
Bem hoje em dia é muito dificil de se fazer uma amizade solida , e duradoira , olhando as pessoas cara a cara , quanto mais via net , a net serve efectivamente para muitas vezes aliviarmos o stress , e sem duvida por vezes se torna mais fácil até de desabafarmos , com alguêm que não se vê a cara , ajuda-nos e enfrentar as vezes medos e temores que temos , mas uma amizade pura e real , acho muito dificil , até porque quase sempre estam os a imaginar alguêm do outro lado do teclado , e esse alguêm não tem rosto , apenas nome ou nick.
Vezes sem conta encontro pessoas que se imocionam com uma historia fabricada , e que pela fraquesa que se percebe do outro lado , conseguimos construir alguêm que não existe , que não é real , chamados os amigos virtuais.
Eu nunca fui muito adepto disso , até porque vimos coisas na net que não lembra o diabo , fotos de mulheres , que afirmam que são elas , historias incriveis , ect.
Quero aqui partilhar que há uns meses atrás , vive uma historia destas , alguêm que me entrou pelo messenger a dentro , e me perguntou o nome , eu disse o meu nome , perguntou a idade eu disse 40 , ao que do outro lado ouvi uma resposta:
-Eu tenho 9 anos , o meu nome é Rafael.
Manti convera com este meu amigo virtual se assim o podia chamar , a principio achei que me estava a dar um grande baile , pois fez aquelas perguntas , o que fazia , se tinha filhos , que clube era , bem nesse dia confesso estava de cabeça cheia e desliguei pura e simplesmente.
No dia seguinta depois de jantar , assim que entrei lá tinha o meu amigo Rafael :
-Boa noite dizia ele , então ontem fiquei aqui sozinho!
Eu achei estranho , sozinho?Perguntei eu?
-Sim respondeu o Rafael.
Nesse dia falamos de coisas normais , para a idade do Rafael , começei a acreditar que era mesmo uma criança , falava-me da escola , das dificuldades dos trabalhos de casa , dos problemas das crianças , e de quem tem 9 anos.
Começei a achar aquilo tudo muito estranho , e começei por interrogar o Rafael.
Era um rapaz de 9 anos , filho ao que parece de gente rica , morava com os pais , e um irmão mais velho , tinha problemas muito graves , mas o que me pareceu , o mais grave era falta de afecto , de amor , de carinho , de um simples olá Rafael , comoveu-me sinceramente , pois de tudo o que falamos , dei por mim a ajudar a fazer os trabalhos de casa mesmo longe.
Enfim estavamos perante alguêm que tinha problemas e viu em mim um amigo virtual , um dia disse-me:
-Gostava que fosses o meu pai!
Fiquei sem saber o que dizer , mas lá fui compondo algo que ele percebe-se , ao que eu disse:
-Mas tu tens pai , e ele é teu amigo , tens um irmão que tambêm é teu amigo.
Ao que o Rafael me responde.
-Sim , mas ninguêm me liga , estou sempre sozinho , e não falam comigo.
Nesse dia não sei porque ele desapareceu , fiquei com uma sensação estranha , e fui-me deitar a pensar nisso , havia de aparecer e por certo explicar o que se passava.
Estive 8 ou 9 dias sem falar com o Rafael , começei por ficar preocupado , mas por certo não haveria razão para tal.Até que passado algum tempo lá vi:
-Olá Nuno
Fiquei contente dele ter aparecido , lá começamos por conversar mas achei o Rafael triste , perguntei se estava tudo bem , como lhe tinha corrido aqueles dias.Ao que ele me disse , que estava tudo bem com ele , apenas cansado , muito cansado.Ele sempre me disse isso e falou-me de medicos e tratamentos , mas eu nunca pensei que fosse assim tão grave.
-Cansado?Perguntei eu.
-Então andas a joga muito a bola?
-Sim muito , e agora começou a cair-me o cabelo , custa-me subir as escadas.
Fiquei gelado , e as lagrimas vieram aos olhos , não sabia o que dizer , pois percebi que o Rafael estava doente , muito doente , e que além de doente estava quase sempre sozinho no seu canto.
Tentei desviar a conversa , mas ele disse-me friamente :
-Sabes que me disseram que eu estava muito doente , o meu sangue estava doente , e que por isso o meu cabelo estava a cair , tens cabelo?
Eu ai mandei uma foto minha sem cabelo , e disse:
-Vez ai a foto , tambêm não tenho cabelo.
Ao que ele me disse.
-Tambêm vais morrer?
Se eu estava quase a chorar , ai não aguentei mais , aquela frase defenitivamente arrumou comigo , deixou-me a noite todo com insonias , estava dificil de digerir que uma criança estive-se doente daquela forma , tentei saber onde ele morava ou que hospital ele estava , pois estava demasiadamente empenhado em que o Rafael me conhece-se , eu sentia essa obrigação.
No dia seguinte enviei um mail para o Rafael a perguntar como ele estava , pois estava preocupado pela sua ausencia , ao que ao fim de mais ou menos 15 dias depois recebi o seguinte mail que passo aqui a transcrever:

Caro amigo do Rafael.
Este seu amigo partiu para ter paz , foi consigo em mente , pois muito falou de si , pena eu não ter conhecimento da sua amizade para com o meu querido filho , quero agradecer-lhe o facto de ter sido um grande amigo do meu filho , gostava de me encontrar consigo pois tenho uma foto do Rafael assinada por ele para si , fico a aguardar a sua resposta.
Muito obrigado

Jorge Matos

Como podem ver um amigo virtual pode ter a sua utilidade , neste caso sem querer , fiz mais um amigo , que infelizmente não conheci pessoalmente , tenho pena , mas sempre que olho a foto do Rafael , sinto-me um homem melhor.
Lá fui ter com o Jorge Matos , pai do Rafael , tinha a foto nun envelope e dizia:

Nuno
Olha eu aqui sem cabelo tambêm
Para o melhor amigo do mundo
Rafael Matos.

8 Comments:

At 5:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nuno , nunca pensei que tivesses coragem de escrever isto aqui , sei que foi emocionante para ti.
Só demostra o tamanha do coração que tens.
Marcio

 
At 5:17 da tarde, Blogger Unknown said...

... .... entra pelo messenger dentro... e nunca mais vai sair!

Abs/Bjs e Boas Ondas
70s

 
At 5:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sem palavras...

Um grande abraço
Hugo

 
At 12:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Simplesmente brutal ....

maria joão

 
At 8:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito emocionante, meu amigo.
Eu te compreendo muito bem.......

Um grande abraço,
Hélio Mota

 
At 4:41 da manhã, Blogger Bruno Figueiredo said...

estou sem palavras,
mas não podia deixar passar este relato em falso,
camarão, é demasiado desuludor quando uma coisa desta aconteçe.
fico ''contente'' por ele te ter encontrado a ti, a melhor pessoa para o apoiar.

 
At 11:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

....

Nuno Pereira

 
At 12:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu sei o que o Rafael singnificava para ti.
Marcio

 

Enviar um comentário

<< Home